quinta-feira, 27 de maio de 2010

Katia Canton : Curadora de uma exposição inusitada

Solte sua criatividade com fitas adesivas http://www.criacaoscotch.com.br/

Quem sonha em fazer uma obra de arte e expor num prestigiado museu, tem sua chance. Estão abertas até 30 de maio as inscrições gratuitas para o concurso de esculturas com fitas adesivas pelo site www.criacaoscotch.com.br.
Os vencedores ganham prêmios no valor total de R$ 26 mil. Oito esculturas estarão na premiação e mostra, dia 25 de agosto, no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo. 

A curadoria é da crítica de arte Katia Canton. “A arte contemporânea, diferente da arte moderna, que era mais purista, acontece dentro dos percursos da vida cotidiana e trata de tudo que diz respeito ao ser  humano”, define Katia Canton. “O concurso é um desafio para os artistas contemporâneos, que já incorporam em seus trabalhos os materiais do cotidiano e uma nova possibilidade para quem
nunca usou esse tipo de material”.

Imagem de escultura premiada no México, infelizmente não encontramos os créditos do artista.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os Gêmeos

Além de Vik Muniz a tv também divulga a arte dos Gêmeos ilustrando programa da emissora. Os irmãos Otávio e Gustavo são grafiteiros em São Paulo e já ganharam o mundo.


"Contrariando alguns que consideram o graffiti como contravenção e outros que duvidam que seja arte e apenas uma expressão artística, o graffiti já ganhou galerias e museus, entrou no mundo da moda em cenários e desfiles, está em fachadas de lojas e paredes de casas noturnas. A novidade é que o graffiti tem entrado nas casas, decorando paredes; os temas usados nas decorações vão desde a arte pop, imagens abstratas na sala, quartos, cozinhas e até banheiros, fazendo do ambiente um espaço único e original.
O graffiti tem se consolidado como arte contemporânea em suas vertentes que compõem a Street Art através de trabalhos produzidos pelos artistas, permitindo que admiradores e colecionadores possam entender e usufruir da imensa riqueza de formas, cores e de sua intrincada rede de relações culturais e sociais expressando a liberdade da linguagem dos seus autores. No Brasil, a poesia também está nos muros!

Segue vídeo sobre o trabalho dos artistas.http://www.youtube.com/watch?v=12R60MCTTtE

Vik Muniz

O artista plástico Vik Muniz (1961) é brasileiro radicado em Nova York e faz experimentos com novas mídias e materiais. É extamente isso que vemos na abertura da novela Passione para a qual o artista fez três instalações utilizando material reciclado.

"Entre seus trabalhos mais conhecidos estão as réplicas da Mona Lisa confeccionadas com geléia de morango e pasta de amendoim, do icônico retrato de Che Guevara desenhado com feijão, e a Medusa concebida em um prato de macarrão com molho de tomate.




“Sou filho da cultura de massa. As novelas fazem parte da minha memória afetiva do Brasil”, revela o artista, que vive há quase 30 anos fora do país. “Ter meu trabalho na abertura da novela é como exibi-lo em uma exposição para 80 milhões de pessoas”, comemora Muniz, que já foi tema de mostras no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) e teve obras adquiridas pelo Metropolitan e o Guggenheim."(www.g1.globo.com)