terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Revista Continnum Itaú Cultural

Revista Continuum Itaú Cultural
convida

Está aberto o período de recebimento de projetos de reportagem (seção Deadline) ou trabalhos artísticos e reflexivos (seção Área Livre) para a revista Continuum Itaú Cultural.
Os projetos selecionados serão publicados na edição número 25, meses março/abril de 2010. Todos os trabalhos deverão abordar o tema: A ARTE E A VIDA..
Veja, abaixo, os prazos e como participar ou acesse a página http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=1185
Os interessados em colaborar com a revista Continuum, tanto para a sessão Deadline (reportagens), como para a seção Áreal Livre (trabalhos artísticos ou reflexivos) deverão focar seus projetos em situações que retratam as interações entre a arte e a vida. Demonstrar como que a arte está na vida das pessoas de forma tão inconsciente que, por vezes, elas não se dão conta. O tema abrange também a discussão dos locais onde a arte é exposta e a acessibilidade da arte existente no cotidiano.
Características das duas seções interativas:
- Seção Deadline: (reportagem) Seja repórter da Continuum

Trata-se de uma ação de incentivo que a revista Continuum oferece a estudantes graduandos em formação para se exercitarem no gênero jornalístico da reportagem. O projeto de reportagem selecionado terá o acompanhamento da equipe de redação da revista. O autor da reportagem selecionada além de ver a sua reportagem nas páginas da revista Continuum, de circulação nacional, receberá uma quantia de R$ 300,00.
Público alvo da seção Deadline: somente para estudantes universitários de todo o território nacional. Não importa o curso que esteja matriculado, desde que seja na graduação.
Prazo para envio do projeto de reportagem: até 08 de fevereiro de 2010.
Forma de envio do projeto: através do e-mail participecintinuum@itaucultural.org.br. O projeto de reportagem deverá ter no máximo 1.400 caracteres (uma lauda). Inscrição gratuita.
Mais informações sobre prazos, regulamento, convocatória e ficha de inscrição
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=1185 Dúvidas: participecontinuum@itaucultural.org.br
- Seção Área Livre
Essa seção é dedicada a receber trabalhos artísticos (fotos, poemas, ilustrações, músicas, pequenos contos, outras formas de manifestações artísticas) ou artigos reflexivos (pequenos artigos). A equipe de redação da Continuum escolherá os trabalhos a serem publicados na revista.
Público alvo da seção Área Livre: não há restrição de segmento da atividade ou ocupação que exerce. É o espaço do leitor da revista. Todos podem participar e mais de um trabalho pode ser escolhido para ser impresso na revista impressa e on-line. 
Prazo de envio da seção Área Livre para publicação impressa: 10 de fevereiro de 2010.
Prazo de envio da seção Área Livre para publicação On-Line: 20 de abril de 2010.

Isso é arte? Arte contemprânea em discussão.

Quando nos deparamos com as questões que surgem a partir das discussões sobre a arte é inevitável a famosa pergunta "Mas isso é arte? Tal estranhamento é comum em nossa sociedade, mas percebo a responsabilidade de arte-educadores, artistas, agentes culturais, governantes, enfim, de todos nós, de investirmos na educação estética e culttural
Por isso, indico o site do Itaú Cultural com uma visita a Revista Continuum, edição de março que possui um matéria sobre a arte contemporânea. segue o link e a apresentação da matéria.

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=926
"Na arte contemporânea, os trabalhos saíram da tela e se materializaram em outros suportes. Um deles pode ser a própria cidade. Foi o que fez o coletivo BijaRi, a pedido da revista Continuum, para esta edição. Uma sala de estar, na Avenida Paulista. O objetivo? Provocar no público questionamentos a respeito do espaço público, de como a população ocupa esse espaço e de quais as sensações que a cidade de São Paulo causa em seus habitantes. Assista e mande seus comentários (participecontinuum@itaucultural.org.br)!Por BijaRi

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

As imagens pintadas e cantadas

As imagens do cerrado são pintadas no muro por crianças em Vila São Jorge , Goías. Fazem parte das ações do projeto Turma. Além das pinturas gravaram um cd com uma opereta.Tive informação sobre esse projeto no Blog do Folhinha : "Os pássaros também viraram máscaras para a opereta "Criunaná", peça de teatro com música que contava histórias da cultura da região. Para o espetáculo, crianças inventaram coreografias, fantasias e músicas baseadas em sons da natureza. Depois, com a ajuda de músicos profissionais, elas gravaram o CD Criunaná, que custa R$ 20 e pode ser encomendado pelo e-mail producao@encontrodeculturas.com.br."Acesse o blog para saber mais.

Posto aqui a imagem do blog do Folhinha para enriquecer nossos olhares sobre quais imagens fazem parte do repertório do nosso povo. São tantas que não cabem aqui, ams gostaria de tentar acompanhar um pouco este desafio "Quais imagens constituem a cultura visual dos jovens, crianças enfim do nosso povo?
Espero por contribuições... sempre.

Abraços

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Eu twitto, tu twitas... nós twittamos?

Oi Pessoal
Começo 2010 no twitter. Já estava por lá no ano anterior mas agora resolvi experimentar mais esse espaço de comunicação a distância.
www. twitter.com./belonicacique
Por isso, espero por vocês para encrementarmos as conversas.
Feliz 2010 com muitas conversas arteiras.
Abraços mineiros.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Efigênia Rolim: rainha do papel de bala

Conheci, virtualmente, Efigênia Rolim, a rainha do papel de bala. História de vida linda. Produtora de imagens e cultura que certamente é desconhecida de muita gente que não mora próximo a Curitiba.
Segue um link com uma reportagem sobre essa figura importante para a cultura local e em especial chega aqui nesse espaço como provocadora de questões.Quais  concepções temos sobre a cultura  visual em um país tão plural como o Brasil?

A proposta deste blog é socializar conversas e saberes.Espero por interlocutores.

Enquanto isso, apreciem a arte de Efigênia.
“Não tenho como me defender da minha arte. É a mesma coisa com a gestante. Estou grávida e não posso me defender do filho que está dentro de mim. Tem que sair." Efigênia Rolim

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=891618



terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caminhos iniciais para a investigação

As investigações sobre os estudos visuais tiveram sua origem nos Estados Unidos, nos anos 90 do século XX, conforme o pesquisador Paulo Knauss (2006) em seu artigo sobre o desafio de fazer história com imagens. Em seu texto remete as ideias de Nicholas Mirzoeff.
Como pesquisadora, busco em Mirzoeff e Hernandez o início das prmeiras concepções sobre esta temática. Leio "Una introducción a la cultura visual" de Nicholas Mirzoeff  e "Catadores da Cultura Visual", obra mais recente de Hernandez  disponível em português, a fim de compreender melhor as concepções que circulam sobre o tema.
O professor Fernando Hernández aborda os Estudos de Cultura Visual em suas investigações na Universidade de Barcelona. Busco conhecer os estudos realizados pelos prof. Berlison Dias e Raimundo Martins além dos estudos realizados pela UFG. Aguardo a participação dos colegas pesquisadores desta instituição também.
Diante da riqueza que abarca este tema, convido educadores e pesquisadores a participarem deste blog com suas contribuições. Espero que os professores de Arte possam, também, contribuir postando sua prática a respeito da Cultura Visual.