domingo, 28 de março de 2010

Cultura Visual e Cenários da Educação

Estou inquieta já faz um tempo com as questões a respeito da cultura visual. e procuro  entender  melhor os  argumentos e investigações do Prof. Fernando Hernandez.Considero um campo de investigação amplo e que possibilita diversos olhares. Como blogueira que sou percorro os espaços virtuais lendo, acompanhando e seguindo o que as professoras de crianças até os 8 anos de idade vem divulgando em seus posts. Deparei-me com tantas imagens semelhantes, moldes, receitas e maneiras de se produzir ou reproduzir imagens que me fez lembrar o antigo curso magistério no qual você aprendia como montar um caderno com desenhos e modelos para usar na sala de aula. No entanto, o que temos hoje é esse mesmo  conceito apresentado de forma tecnologizada. Não é mais necessário manter um caderno, pois temos tudo pronto virtualmente.
O que me inquieta também, é que sou professora desse segmento há 25 anos e me sinto co-responsável pela divulgação dessa cultura. Defendo em parte sua existência na escola, mas compreendo que o discurso e os modos de ser apresentados via imagens que selecionamos para "ornamentar a sala de aula" ou ilustrar  as chamadas atividades pedagógicas são de fato inquietantes.
No momento leio "Cenários da Educação Infantil" da profª Susana Rangel que analisa os espaços da escola l e seus diversos artefatos visuais além de discutir sobre a importância destes cenários na formação de identidades  culturais.
Diante dessa proliferação e da cultura visual de massa que encontramos nas escolas resta-me pensar mais sobre as proposições da pesquisadora e ainda contar com a parceria de outros  colegas que trilham nesse caminho para discutirem esse tema. Assim convido a todos a  reflexão e ao debate:
                                          Ação Educativa - MACBA - Barcelona -Espanha

"As escolas em geral, e em especial as escolas infantis, poderiam realizar um trabalho na contracorrente das pedagogias da visualidade que circula nos mais variados meios, no sentido de pensar estratégias e viabilizar ações para que o olhar possa ser provocado, mobilizado, surpreendido, tornando-se crítico e sensível ao mundo, a outras imagens, ao s outros." Susana Rangel.Educação e Revista jul/dez 2005

4 comentários:

  1. Olá Beloní, também trabalho com crianças pequenas e tenho inquietações semelhantes. Gostei dos textos em seu blog. Estou seguindo, dê uma olhadinha no meu... Qualquer coisa estamos aí para trocar "figurinhas". Abraços, Anderson LEITÃO

    ResponderExcluir
  2. Cara professora Beloní. Gostei muito dessa sua indação e pesquisa em relação a apresentação nas Escolas da produção dos alunos. Há uma exigência das direções de Escola para que nós arte-educadores façamos exposições dos trabalhos dos alunos. Mas, sempre de uma forma "tradicional". E isso me incomoda e me traz algumas inquietações. Fiz um curso de "Montagem e planejamento em Exposições de Museus" e desse curso tirei algumas idéias para mudar essa idéia de que temos apenas paredes de corredores para expor o trabalho dos alunos. E o pior que são lugares que não são respeitados e nem usados de uma forma pedagógica. Adorei saber que não sou a única a pensar dessa forma e aprendi muito com o seu texto. Vou também pesquisar a sua dica de livro da autora Susana Rangel para aprender um pouco mais. Estou me interessando muito pelo assunto " Cultura Visual" queria também fazer uma especialização ou Mestrado nessa área. Se tiveres alguma indicação agradeço a informação. Abraços, Andréa Silva- São Leopoldo-RS

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea,
    Realmente nossas inquietações parecem ser slitárias ,mas logo descobrimos que muitos educadores vivem o mesmo"mal". Sendo assim, juntos também poderemos buscar caminhos. OK?
    Sobre os estudos de Cultura Visual entre em contato com a Federal de Goiás. Vamos continuar dialogando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anderson
    Estou acompanhando seu trabalho também, inclusive pela lista arteeducar.
    Obrigada pela visita e pelo diáologo.
    Abraços

    ResponderExcluir